terça-feira, 23 de outubro de 2007

O pior de todos...


...os medos aconteceu: Na sexta feira passada tive o inchaço primordial. Aquele em que vc não quer passar, em que todo os outros que vc já teve é fichinha perto dele. Aquele inclusive que pode te matar...
Saí do escritório na sexta, por volta das 20:30, depois de comer um bolinho de uma comemoração de aniversário. Saí com a garganta arranhando, achando que seria algo como um resfriado, pois o tempo desde então, está muito instável. Ledo engando, era apenas a minha amídala querendo inchar. Apenas...
Adiantei o remédio das 23h pra ver se ajudava a desinchar, mas não deu muito resultado. No momento em que me preparava pra domir, senti que à úvula (famosa campainha da boca) estava tão inchada, mas tão inchada que me engasgava quando tentava deitar.
Não me fiz de rogado, corri para o hospital. Afinal já tinha passado por isso um tempo atrás.
Lá, orientei o médico da emergência que estava fazendo tratamento pra alergia, e que meu especialista tinha indicado adrenalina como droga a ser usada caso a minha garganta fechasse. Só que não sabia que seria tão ruim. Deu pra ver o desespero na face da minha namorada quando ela me viu contorcendo logo após à aplicação da 1ª miligrama de adrenalina na minha corrente sanguínia. A descrição pro que eu senti, e que falo desde então a todos é que parece com uma montanha russa bem radical. Só que elevado ao CUBO! A tarquicardia é praticamente instantãnea à aplicação, só que não é nada muito leve não. O desconforto é enorme, parece que o coração vai explodir. Ele bate tão rápido que deu pra sentir até ele descompassando. Isso tudo dura por volta de uns 3 min. Minutos que parecem demorar 3h! Depois, volta a ter um rítimo mais normal, porém acompanhado de muita tremedeira, que dura ainda mais uns 5 min. Imagina vc sendo assaltado. (o que não é difícil pra quem mora ou morou no Rio de Janeiro). Ocorre uma descarga de adrenalina normal do corpo, lhe preparando para o tal momento de perigo. Quando o tal perigo, e pico, passam é só tremedeira, não é? O mesmo aconteceu comigo. A diferença é que foram 5 aplicações de 1ml de adrenalina. Na terceira eu já tava pedindo arrego!
O problema era que depois disso tudo, a úvula não desinchou. A garganta tava melhor, mas a campainha ainda era motivo de preocupação. A médica então me deu hidrocortisona e me deixou em observação por mais algumas horas. Já estava amanhecendo e nada dela desinchar. A médica queria ainda que eu ficasse mais um tempo em observação. Eu insisti dizendo que já tinha acontecido comigo, que a bichinha leva alguns dias pra desinchar e que não tava mais afim de ficar na enfermaria. Resolvi ir pra casa da Erika e qualquer problema me comprometi a voltar ao hospital.
Desde então a úvula vem desinchando, lentamente. Mas ainda consigo colocá-la na lingua, sinal de que ainda não está normal. Mas o que vai ser inesquecível será essa adrenalina. Espero nunca mais passar por isso denovo.


7 comentários:

EU ESTUDO MSICA disse...

COMO VC ESTA HJE,EU TENHO ESTE PROBLEMA ANG.HER. E A DOIS ANOS TA TUDO SOBRE CONTROLE.
ABRAÇOS

Bido disse...

Olá Nelson. Atualmente tenho tido crises mais controladas. Mas mesmo assim tenho tido crises. Pequenas mas continuam aparecendo. Por acaso é o seu caso? Qual medicação você toma? Nesses dois anos tem tido crises fortes?
Um abraço.

FELIPE disse...

EU TENHO ESSAS CRISES MUITO RARAMENTE, MAS OCORREM. NAS VEZES EM QUE MINHA ÚVULA FICOU INCHADA É QUANDO BEBO ALGUM DRINK GELADO OU COM GELO (PRINCIPALMENTE COM GELO) E SOMENTE INCHOU DURANTE MEU SONO, POIS SOMENTE QUANDO EU ACORDO QUE VEJO O DESASTRE QUE OCORREU NA ÚVULA. TODAS AS VEZES (ACHO QUE JÁ ACONTENCEU UMAS CINCO VEZES DE UNS TRÊS ANOS PRA CÁ) NÃO FUI AO MÉDICO E DESINCHOU NO MESMO DIA, NÃO TENHO DOR, TENHO MUITO INCOMODO. ACHO QUE DEVE SER ALGUMA BACTÉRIA NO GELO, OU DEVE SER A REGIÃO DA ÚVULA GELEDA COM O TILINDAR DO MEU RONCO DURANTE O SONO. NÃO SEI O QUE EU TENHO, PESQUISO NA NET PARA SABER, MAS ACABO TENDO MAIS DÚVIDAS AINDA. ACHO QUE TEREI QUE IR AO MÉDICO MESMO, MAS TENHO MEDO DO FDP QUERER FAZER ALGUMA CIRURGIO PARA EXTRAIR A ÚVULA. ABRASSS

Quintal dos Sonhos Papelaria disse...

Hoje aconteceu o mesmo comigo pela primeira vez, nao conseguia respirar e falar, foi horrivel. Fui ao hospital e nem passei pela triagem, o meu propblema e que sou alergica a adrenalina e a outros medicamentos, ela comunicou que iria dar um fenergam intramuscular e hidrocortizona intravenoso , quando falei que era alercica a varios tipos de medicações mas nunca havia tomado esses, ela respondeu que nao havia tempo pra teste alergico e que ficaria em observação para qualquer possivel reação. Graças a Deus correu tudo bem e ja esta desinchando. Estou em tratamento por 5 dias com predisim e allegra. Saude a todos.

Unknown disse...

Olá pessoal..
Isso aconteceu comigo há um dia atrás. Fui deitar e dps de 2 hrs de sono acordei engasgando, como se tivesse algo travado na garganta, até achei que poderia ser um catarro grosso, mas não era, levarei preocupado e acordei minha esposa , já não conseguia falar, só babava e quando olhei no espelho, vi a Úvula enorme.
Me desesperei, fui correndo ao hospital, fiquei em observação quase 6hrs, me passaram um remédio com corticoide anti inflamatório. Já consigo falar, mas ela não desinchou, ainda está grande deitando na minha lingua.
Espero que isso volte ao normal logo, pois é horrivel. Até mais

Fábio_Roger disse...

Poderia informar se vc melhorou, Estou com esse mesmo problema horrível.

Anderson parra disse...

Nossa...acabei de ter essa condição na minha úvula... fiquei com medo ..pois já não conseguia respirar...estava babando e com ânsia .. não estava respirando..me acalmei um pouco e consegui respirar pelo nariz ..daí com a ancia parece que saiu sangue e um pouco de secreção amarela da ulvula e então começou e desinchar....não fui ao médico...mas irei quando amanhecer